A Câmara Municipal do Rio Grande realizou, na noite desta terça-feira(23.06), uma audiência pública para debater a arborização urbana no município. A iniciativa foi proposta pelo vereador Glauber Nunes Pedroso e reuniu representantes do poder público, da universidade e de órgãos ligados ao tema ambiental.
A audiência foi presidida pela vereadora Professora Denise Marques e teve como foco a importância da arborização urbana como elemento fundamental para a melhoria do ambiente nas cidades. Entre os benefícios destacados estão a regulação térmica, a redução da poluição do ar, o aumento da permeabilidade do solo, a qualificação dos espaços públicos e a promoção de mais qualidade de vida para a população.
Participaram do encontro o secretário municipal do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Antônio Soller; o superintendente Luiz Arthur Filho; representando a Universidade Federal do Rio Grande, a professora Jara Fontoura; e o secretário do Cassino, Miguel Satt . A audiência também contou com a presença de representantes de deputados, além de integrantes de órgãos e instituições envolvidos com a temática ambiental e urbana no município.
Durante a audiência, foram debatidos os desafios e as possibilidades para o fortalecimento das políticas de arborização urbana em Rio Grande, considerando o planejamento da cidade, a preservação ambiental e a necessidade de ampliar ações que promovam sustentabilidade e bem-estar à população.
O encontro reforçou a importância do diálogo entre o poder público, a comunidade acadêmica e os diversos setores da sociedade para a construção de soluções voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento urbano sustentável.


