Secretário do Meio Ambiente vence prêmio de conservação da natureza
O Fundo para a Natureza da Whitley é uma instituição de caridade voltada para a conservação da natureza que arrecada fundos e concede reconhecimento, treinamento e subsídios, através de premiações, para apoiar o trabalho de líderes conservacionistas de capacidade comprovada em todo hemisfério Sul. O Dr. Pedro F. Fruet, titular da Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMMA), que trabalha em projetos de pesquisa e conservação desde 2003 e já participou de mais de 15 projetos de pesquisa a nível nacional e internacional, tendo liderado alguns deles, venceu o prêmio.
O projeto que concorreu ao Prêmio Whitley de 2021, é focado na população de botos que reside no estuário rio-grandino e praias adjacentes e que é estudada por ele a mais de duas décadas. O projeto visa tornar a área de exclusão de pesca, estabelecida no estuário da Lagoa dos Patos e áreas costeiras adjacentes, totalmente eficaz, promovendo a viabilidade a longo prazo dos botos que vivem na região e o meio ambiente em que estão inseridos. Para tanto, serão desenvolvidas duas linhas principais de ação: o monitoramento contínuo da população de botos e uma abordagem socioambiental.
Ao longo de seus estudos, Pedro detectou que um dos principais problemas das políticas ambientais brasileiras é a falta de comunicação entre os cientistas, população e legisladores. O projeto visa justamente preencher essa lacuna, aumentando o engajamento da comunidade em prol da fiscalização e pressão sobre as autoridades competentes para a conservação da natureza. “O fato de ter sido selecionado para a fase final do concurso e ter ganhado é motivo de muito orgulho para a cidade do Rio Grande.”
Com o prêmio, o secretário disse que os botos e a cidade do Rio Grande estão nos holofotes de grandes agentes internacionais que lutam pelo desenvolvimento sustentável e preservação da natureza.
Assessoria Imprensa
Câmara Municipal do Rio Grande