Lançadas as obras da 5ª edição da ‘Lei do Livro’
A Câmara Municipal do Rio Grande realizou Sessão Especial na tarde desta quinta-feira (17) para marcar o lançamento de três obras indicadas pela Lei do Livro, um projeto desenvolvido pela parceria entre Prefeitura do Rio Grande e o Legislativo Municipal. O ato foi presidido pela Vereadora Laurinha.
Nesta edição, os livros apresentados à comunidade foram: “Dá Maré dos Meus Olhos Abertos e Outros Contos, de autoria de Giulia Guadagnini (categoria Literatura); “Quilombo do Negro Lucas: Luta e Resistência na Fronteira Meridional do Brasil”, de autoria de Cristiano Landgraf (Categoria História) e Ecos do Medievo na Contemporaneidade: A Construção da Igreja Neogótica de Nossa Senhora do Carmo em Rio Grande”, de Alexandre dos Santos Villas Bôas (Menção Honrosa).
Durante a Sessão, os autores usaram a tribuna para agradecer o apoio de todos os envolvidos, além de destacar a importância de um projeto como este que serve de fomento à cultura.
A mesa foi composta pelo Secretário de Município Cultura, Esporte e Economia Criativa, Luís Henrique Abreu Drevnovicz, pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Furg, Professor Daniel Prado, pelo Presidente da Academia Rio-Grandina de Letras, Ronaldo Gerundo, além do Vereador Julio Cesar Pereira da Silva, presidente da Câmara Municipal em 2023, ano em que foram autorizados as edições dos livros.
O projeto “Lei do Livro” foi instituído pela Resolução Legislativa nº 02 de 15 de setembro de 2014 e Resolução Legislativa n° 03 de 22 de julho de 2021, promovido pela Câmara Municipal do Rio Grande, juntamente à Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Economia Criativa, que viabiliza o processo de trabalho em torno da organização e execução da proposta. A “Lei do Livro” determina a publicação anual de cerca de 1000 exemplares, que poderão ser divididos entre duas categorias distintas: literatura (temática livre: poesia, conto, crônica, romance) e história (cultura do município do Rio Grande).
Aos interessados, as inscrições para a 6ª edição estão abertas até o dia 10 de novembro de 2024. Para participar do processo de seleção as obras devem ser de autoria de escritores nascidos no Município do Rio Grande ou radicados há pelo menos cinco anos. Em caso de dúvidas, é possível fazer contato através do e-mail leidolivroriogrande@gmail.com.